top of page

I Congresso de Fisioterapia 2014/2015

 

“Marcha – componente Biomecânico e Neurológico”

 

O Núcleo de Estudantes de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias destacou uma comissão responsável pela elaboração I Congresso Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, designado outrora como Seminário.

            Muitos e, até mesmo nós, se questionaram sobre esta mudança. Porquê? Esta alteração ocorreu devido à Comissão Organizadora ser composta por alunos jovens e dinâmicos que, ao refletir, se depararam que “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio” (Paul Claudel). E foi este desafio e esta vontade de querer alcançar um objetivo maior que provocou esta modificação. Para além disso, sabemos que podemos tirar o maior proveito desta experiência e/ou desafio pois quando “aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades” (Marxwell Maltz).

           

 Deste modo, apresentamos o Congresso tendo como tema “Marcha: componente neurológica e biomecânica”. Justificamos esta escolha na medida em que a Neurologia é uma área em constante renovação e estudo, sendo os doentes afetados com determinada patologia neurológica restringidos na participação e na atividade, exacerbando estas limitações no que concerne à marcha. Daí a nossa escolha ter associado a marcha à componente neurológica. Nunca esquecendo que, enquanto profissionais, só reconheceremos os padrões anormais assim que temos conhecimento daquilo que é normal nas pessoas. Desta forma, é primordial a análise da componente biomecânica na marcha.

            Enquanto Comissão Organizadora comprometemo-nos a levar até si a melhor temática e aquela que achamos que teria mais relevância na prática clínica para que possamos ser os profissionais de renome e com melhores resultados.

 

 

Bruno Queirós

 

(Presidente da Comissão Organizadora

Vicepresidente do NFTESALD)

Programa Científico do I Congresso de Fisioterapia da ESALD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quaisquer dúvidas ou informações contacte-nos através do e-mail: congresso.fisioesald@gmail.com

 

Contamos com a sua presença!!

 

bottom of page